De acordo com a prefeitura de Camaçari, o litoral receberá um aporte de ações de entretenimento, serviços, comunicação visual e infraestrutura, com o objetivo de consolidar a orla como rota de viagens turísticas. A região atrai, durante o verão, 102 mil visitantes, mas o município tem uma meta mais ambiciosa: transformar a capital industrial do Nordeste num destino turístico reconhecido internacionalmente.
A Costa de Camaçari fica a cerca de a 10 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, e conta com vilas atrativas e agradáveis, além de uma rede hoteleira diversa. Para a administração municipal, a cidade tem imenso potencial turístico, mas que ainda é inexplorado.
O secretário do Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Sérgio Vilalva explicou que “várias ações estarão sendo iniciadas, nas áreas de infraestrutura e de serviços, para fortalecer e valorizar ainda mais a Costa de Camaçari”.
![]() |
O lançamento do programa aconteceu no resort Vila Galé Marés (Foto: Divulgação) |
Participaram do lançamento convidados dos diversos segmentos do turismo, a exemplo de Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination; Roberto Duran, presidente Conselho Baiano de Turismo; Luiz Henrique do Amaral, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); e Ângela Carvalho, presidente Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA). O evento reuniu ainda o vice-prefeito José Tude além dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais.
Portais de entrada
A grade de programação é composta por um calendário de atividades com nada menos que 66 eventos confirmados e outros a confirmar nas áreas cultural, esportiva, recreativa, gastronômica e de festas populares, que vão gerar 2.000 empregos entre diretos e indiretos, além de 600 qualificações profissionais.
Ao todo, a orla do município tem 7 praias em sua extensão, incluindo, Busca Vida, Jenipabu, Guarajuba, Jauá, Barra do Jacuípe, Itacimirim e Arembepe. Toda a faixa litorânea deve ganhar uma nova identidade visual, com direito a portais de entrada, identificando o ingresso na Costa de Camaçari e totens informativos das localidades que começam a ser instalados em dezembro.
Com objetivo de facilitar a localização das pessoas, placas de sinalização indicando a direção das praias e de equipamentos e serviços públicos serão implementadas ao longo dos 42 quilômetros de praia. Para tornar tudo mais interativo e acessível, a população vai dispor de site e aplicativo da Costa de Camaçari.