No último mês, dois jovens morreram após receber descargas elétricas enquanto usavam o celular ligado à tomada. Nos dois casos, estava chovendo no momento do choque. Em um terceiro caso, um carregador mal conservado provocou um choque elétrico que matou a dona do aparelho.

Especialistas, ouvidos pela reportagem, disseram que incidentes como esse são raros, mas que, quando ocorrem, podem ser fatais. O melhor é não manusear celular ou tablet durante o carregamento.

“Quando o celular é ligado à tomada, o carregador converte a energia da rede elétrica em baixa tensão. Se houver uma falha no isolamento do carregador, o celular pode ser submetido a essa alta tensão da tomada”, explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) Mauro Moura Severino.

Ele diz que o celulares ou tablets estão preparados para receber a energia de 127v ou 220v. Caso essa eletricidade passe, “quem estiver falando ao telefone ou com o celular na mão está sujeito a choque elétrico”. O especialista alerta que usar fone de ouvido é ainda pior. “Ter o ponto de entrada da corrente elétrica dentro do ouvido é muito mais perigoso do que na orelha”.

Já técnico Wissam Atie, especializado em assistência técnica de iPhone, diz que esses casos poderiam acontecer durante o uso de outros equipamentos ligados à tomada. “Esses casos podem acontecer porque as pessoas usam cabos desgastados e desencapados. Poderia acontecer com qualquer outro aparelho mal conservado, até um liquidificador”.

Ainda segundo Atie, as pessoas devem ficar atentas ao estado de conservação das baterias, para evitar explosões. “Se ela estiver inchada, com dano aparente ou exposta, o ideal é trocar”.

Sobrecarga e raios

Uma sobrecarga na rede elétrica, por manobra da fornecedora de energia ou falha no sistema, pode facilitar a passagem da corrente pelo carregador.

Durante uma tempestade, a ameaça é maior por causa dos raios, segundo o professor de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Alexandre Shozo Onuki.

“Digamos que o risco de uma ocorrência com a rede normal seja de 0,01%. Mas, se ocorre uma descarga elétrica, a tensão da tomada fica muito elevada. O risco é muito alto, entre 5% e 10%”.

Outros cuidados

Especialistas alertam para cuidados que devem adotados durante tempestades com incidência de raios. Entre elas está o não uso do celular ou equipamentos eletrônicos ligados na tomada.

  • Buscar abrigo em casas ou prédios de alvenaria;
  • Ficar longe de portas e janelas com grade – condutores de eletricidade;
  • Não usar celular ou segurar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Permanecer dentro de automóveis, caso a pessoa esteja na estrada;
  • Em casos de espaços abertos é recomendável procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.

 

*Com informações do G1 e de A Tribuna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here