O prefeito Elinaldo Araujo se reuniu na tarde desta segunda-feira (1º/4) com os representantes da Defesa Civil e das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) para fazer avaliação do final de semana de chuva no município e as medidas adotadas. Toda a equipe continua em situação de alerta, visto que a previsão de chuva mais intensa permanece até a terça-feira (2/4) e vai diminuindo ao longo da semana.

Sensível e preocupado com o volume das chuvas que causam pontos de alagamento e atingem algumas famílias do município, o prefeito Elinaldo Araújo foi às ruas no último sábado (30/3) para acompanhar de perto a situação. “Esse é o nosso papel, vir se solidarizar às famílias, mas, sobretudo, identificar onde podemos realizar intervenções para melhorar ou sanar os problemas”, falou o gestor, que durante a visita ouviu moradores do bairro Jardim Brasília.

O trabalho da Defesa Civil está disponível 24h e o órgão em situações de grande volume de chuva monta esquema especial de monitoramento, visitando os pontos mais críticos da cidade e onde são registradas as ocorrências. A equipe do órgão percorre os locais para prestar atendimento e montar um relatório detalhado entregue às secretarias competentes para definição de medidas a serem adotadas de forma imediata e de curto e médio prazo.

A Defesa Civil ressalta a importância da população não descartar lixos em locais inadequados como nas ruas e em canais para evitar alagamentos e inundações causados pela obstrução da água tanto nas redes pluviais quanto em canaletas, córregos, riachos e rios.

De forma preventiva e visando evitar situações de risco, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Infraestrutura, tem realizado em diversos pontos da cidade a limpeza dos canais, executando serviços como desassoreamento e retirada de lixo. Simultâneo a isso, são realizados serviços de capinação e limpeza do solo para retirada de tocos e restos de árvores, bem como escavação e remoção de resíduo, com o objetivo de permitir o devido escoamento da água.

Em situações de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil através do telefone 199. A ligação é gratuita e também pode ser realizada por celular corporativo (71) 98796-9858. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.

 

BN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here