Em reunião extraordinária que aconteceu na manhã desta quinta-feira (29/8), no auditório do Teatro Alberto Martins, os conselheiros municipais de saúde aprovaram o novo sistema e modelo de Regulação para marcação de exames, consultas e solicitação de transporte para tratamento fora de Camaçari. O novo modelo será apresentado para imprensa e população na próxima segunda-feira (2/9) e entrará em vigor nas 42 unidades de saúde a partir do dia 9 de setembro.

Diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito destaca a importância da aprovação do Conselho, assim como a fiscalização para o sucesso da mudança pela qual passará a Regulação municipal. “A proposta foi bem acolhida e as dúvidas foram esclarecidas. Os conselheiros vão monitorar o processo de implantação da nova regulação intensa e minuciosamente para garantir que os objetivos sejam alcançados”.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa parabenizou a Secretaria de Saúde e entende que Camaçari avança com essa reorganização dos processos de Controle e Avaliação do SUS. “Quando é para cobrar e criticar, somos os primeiros. Mas, também temos que elogiar quando as coisas estão indo no caminho certo. E com certeza, se os reguladores que estão lá na ponta nas unidades de saúde fazendo as marcações, entenderem a importância deles nesse processo, esse novo sistema vai revolucionar positivamente”.

Subsecretário de Saúde, Luiz Duplat aproveitou a reunião para reafirmar a parceria da Sesau com o Conselho de Saúde. “O Conselho é um dos principais instrumentos para o sucesso das ações de promoção à saúde. Pois, aqui temos representações de toda sociedade civil, privada e pública. Por isso sempre fazemos questão de apresentar ao Conselho todas as ações que tomaremos na Sesau antes de executá-las”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here