Com números que crescem diariamente através da transmissão comunitária, o Covid-19 está sendo uma das grandes preocupações para pacientes em tratamento oncológico. “Minha rotina atualmente é basicamente casa – hospital”, revela a paciente Kelly Pinheiro, de 34 anos, que teve diagnóstico positivo para o Câncer de Mama em dezembro do ano passado. Em tratamento, ela confirma que a chegada da pandemia mudou sua rotina e tem seguido todos os cuidados e orientações da Sociedade Brasileira de Oncologia. “Passei a tomar medidas que antes não eram necessárias, como evitar sair de casa. Só vou mesmo ao hospital, tentando evitar o contato social. Minha filha não está em aula e eu e meu marido estamos trabalhando home office”, relata.

O trabalho home office tem sido uma grande ajuda para pacientes em tratamentos oncológico e é a opção recomendada por especialistas. “É uma excelente opção. Temos orientado nossas pacientes a optar por estar em casa. É sempre mais seguro desenvolver seus trabalhos no ambiente doméstico evitando o uso de transporte público e as aglomerações”, explica a médica Mastologista da CAM – Clínica de Assistência à Mulher, Daniela Almeida.

O uso de acessórios de proteção também são recomendados para pacientes oncológicos. Kelly Pinheiro conta que o hospital cedeu uma mascara respiratória. “É um tipo de mascara mais indicada e que eu uso toda vez que saio de casa. Acredito ser mais uma forma de diminuir o risco de contrair o coronavírus”, reforça. De acordo com a mastologista Daniela Almeida, a paciente Kelly é um exemplo a ser seguido. “As pacientes em tratamento de quimioterapia por conta do Câncer de Mama ficam mais vulneráveis, com deficiência no sistema imunológico. A chamada neutropenia, que é essa queda da imunidade, chega a afetar 34% das mulheres nessa condição “, revela.

Além dos cuidados já fortemente divulgados para evitar o Covid-19, a Mastologista também reforça a importância de iniciativas que melhorem a imunidade de pacientes com Câncer de Mama. “Orientamos sempre os cuidados com a alimentação saudável, manter uma noite de sono com pelo menos 8 horas, praticar exercícios físicos leves e de forma regular e evitar o estresse”, conclui Daniela Almeida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here