No conforto de seu veículo, seu Luís Ricardo, de 67 anos, foi imunizado na manhã desta segunda-feira (23), contra o vírus da gripe Influenza A (H1N1, H3N2) e B. O idoso, morador do centro de Lauro de Freitas, foi atendido em menos de vinte segundos, no drive thru alojado no estacionamento do Restaurante Popular. O esquema, montado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) também foi instalado em frente a quadra do Colégio Municipal 2 de Julho, na Itinga, e no Vilas Tênis  Clube, em Vilas do Atlântico.

“Os drives foram pensados como forma de reforçar a estratégia focada em conter aglomerações. Geralmente as campanhas de vacinação do calendário nacional acontecem apenas nas unidades de saúde, mas este ano, por conta da pandemia do coronavírus, nós decidimos imunizar os idosos nas escolas e deixamos os postos para profissionais de saúde. Os dois públicos também podem ser imunizados nos drives”, explicou o secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro.

A ideia do drive thru é reduzir a circulação de pessoas nas ruas. A estratégia ficará montada até o final da primeira fase da campanha (15 de abril). Seu Manoel da Silva, de 72 anos, aprovou. “Eu estava indo para uma escola quando vi a sinalização. Excelente iniciativa, nem desci do carro e já estou protegido”, falou. Para dona Jovina Santos que além de idosa tem dificuldade de locomoção, a ação garantiu que pudesse ser imunizada. “Eu tenho dores ao andar, me ajudou bastante esse drive”, disse.

A estrutura também atenderá os idosos em 19 escolas municipais. Cafezeiro estima que cerca de 9.500 idosos sejam imunizados durante a campanha que vai até 22 de maio. “A meta é vacinar 90% do público alvo. A vacinação contra o Influenza é fundamental para identificação de pacientes com a covid-19 porque os sintomas das duas doenças são parecidos. Se o profissional atende alguém com queixa de febre, dificuldade respiratória e coriza, mas que esteja protegido contra o H1N1, imediatamente ele pode levantar a suspeição do coronavírus e buscar o diagnóstico,” exemplificou.

A prefeitura aplicará a vacina em asilos e casas de repouso e em domicílio de idosos acamados ou que tenham mais de 80 anos e sejam cadastrados nas Unidades de Saúde da Família.

Fases da campanha

A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários – A partir do dia 16 de abril serão imunizadas crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, idosos (a partir de 60 anos), puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

ITINGA

Colégio Dois de Julho

Colégio Ismael Ornelas

Escola Jacira Mendes

Escola Vovó Cica

Escola Cidade Nova

Escola Senhora Valentina

Escola José Ramos

PORTÃO

Escola Kleber Pacheco

Escola Vila Nova

Centro Social Urbano

AREIA BRANCA

Escola Esfinge

Escola Capitulino

Escola Tenente Gustavo

CAJI

Escola Vida Nova

Escola Rotary Quingoma

CENTRO

Escola Fênix

Escola Enock Amaral

VILAS DO ATLÂNTICO

Educandário Mariza Pitanga

BURAQUINHO/MIRAGEM

Escola Jovina Rosa

DRIVE VACINAÇÃO

Estacionamento do Restaurante Popular, Centro

Em frente a quadra do Colégio Municipal 2 de Julho, na Itinga

Em frente a postaria do Vilas Tênis  Clube, em Vilas do Atlântico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here