Dando continuidade a parceria da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), com o Programa Educar pra Valer, aconteceu o encontro de gestores e vice-gestores, na sexta-feira (31/5), no Teatro Alberto Martins. Na oportunidade, ocorreu uma mesa redonda sobre o papel dos gestores escolares na aprendizagem dos estudantes.

O encontro também debateu as questões relativas aos resultados acadêmicos com destaque para Prova Brasil, além de apresentar as primeiras ações realizadas por Camaçari dentro do programa, como o diagnóstico que vai indicar como está a proficiência leitora dos alunos da alfabetização, já que o foco do programa é a alfabetização.

Uma participação ativa para fortalecer a educação do município foi reforçada pelo prefeito Elinaldo Araújo. “Quero estar perto para saber das dificuldades de todas as escolas. Nós temos que melhorar a história da educação e o índice do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Vou buscar um caminho para conseguir”.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, destacou a vontade da gestão em aderir a esse programa e pontuou o caminho percorrido nesse período com a realização de diversas ações. “O primeiro encontro ocorreu há cerca de 20 dias e já executamos o diagnóstico de língua portuguesa e matemática, que já está sendo concluído, com todas as crianças do 2° e do 5° ano, e em junho já começa a formação dos professores”.

Na oportunidade, também foi realizada a assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). A parceria tem por objeto formalizar o apoio das empresas do Polo Industrial de Camaçari às escolas da rede municipal, através do Programa de Incentivo à Educação (PIE), que visa contribuir para a melhoria do processo ensino/aprendizagem no município de Camaçari.

O apoio será mediante ações coordenadas pelo Cofic, em parceria com a Seduc, através da promoção de cursos, seminários, oficinas pedagógicas, atividades culturais e outras ações que possibilitem o desenvolvimento e aprimoramento das atividades dos profissionais de educação e estudantes das escolas envolvidas.

O coordenador geral do Educar Para Valer, Veveu Arruda, destacou dois pontos que avalia como importantes. O primeiro foi a assinatura do termo de colaboração para o fortalecimento da política educacional e o segundo é a atitude do prefeito Elinaldo em impor a questão como prioridade.

A gestora da Escola Cosme de Farias, Edicleia Pereira Dias, falou sobre as iniciativas. “É uma oportunidade de abertura dos alunos para outro mundo e de inclusão, principalmente, na unidade que está inserida, localizada no Phoc I, que na avaliação da diretora é um bairro com cultura muito própria”.

E com o objetivo de sustentar o plano pedagógico do município foi lançado o Referencial Curricular Municipal dos Anos Iniciais, o qual a entrega foi realizada para algumas unidades escolares. Estavam presentes a primeira-dama, Ivana Paula, e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here