Na tarde da última quinta-feira (5/3), dirigentes e servidores do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari se reuniram durante o 1º Encontro Institucional de 2020 para avaliar os resultados de 2019 e programar as principais atividades para o ano de 2020.

O superintendente do Instituto, Pedro Guimarães, apresentou o relatório de governança com os principais números sobre investimentos e benefícios concedidos no ano passado. “2019 foi um ano de resultados bastante positivos, sobretudo na área de investimentos, uma vez que ultrapassamos em 31% a meta prevista para o período”, destacou ao esclarecer que embora os resultados financeiros tenham sido expressivos, o Instituto precisa maximizar suas receitas para garantir o pagamento dos benefícios presentes e futuros, já que atualmente existem três servidores efetivos ativos para cada servidor aposentado.

O Encontro foi oportuno também para apresentar a todos aos presentes o Programa de Educação Previdenciária, um conjunto de ações de capacitação ofertada aos servidores públicos de Camaçari, aos beneficiários em geral, gestores e conselheiros.

A primeira ação do programa será o Seminário Conheça o ISSM, destinado a todos os servidores efetivos municipais que tenham interesse em saber mais sobre a estrutura, o funcionamento, a gestão e o acesso aos benefícios previdenciários do ISSM. O evento será realizado no dia 17 de março, às 13h, no auditório da Secretaria de Governo (Segov).

Na sequência, também no escopo do Programa de Educação Previdenciária, acontece a 7ª edição do Programa de Preparo para a Aposentaria (PPA), com o objetivo de esclarecer questões sobre a pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, preparando assim, os servidores que estão próximos de aposentar para uma nova fase. O PPA será nos dias 18 e 19 de março, às 13h, no auditório da Segov, e as inscrições podem ser feitas pela internet, através deste link, ou de forma presencial na sede do instituto.

Além das capacitações externas, o ISSM se prepara para capacitar também seus dirigentes, servidores e conselheiros a respeito dos reflexos trazidos pela reforma da Previdência. Para isso, serão realizados dois cursos sobre o tema. Em virtude do treinamento, nos dias 25 e 26, o Instituto terá atendimento das 8h às 12h e no dia 27 de março não haverá atendimento ao público.

O encontro foi encerrado com a apresentação do Código de Ética, com ressalvas sobre a atualização do documento em conformidade com o Planejamento Estratégico 2020/2024 e com o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

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