Os estudantes das redes públicas municipal e estadual de educação de Mata de São João já estão circulando de ônibus novos. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, adquiriu 33 novos veículos, o que representam quase 100% de renovação na sua frota. No total são 34 roteiros e cada ônibus tem capacidade para transportar 59 alunos sentados.

Dos novos carros, 30 foram adquiridos com recursos próprios do Município e os outros três foram pagos pelo Governo Federal, através de emenda parlamentar do ex-deputado João Gualberto. A maioria dos veículos da frota antiga tinha cerca de três anos de uso.

A gestão achou por bem renová-la, porque, além de proporcionar mais conforto e segurança aos alunos, os desgastes naturais tornam a manutenção mais cara aos cofres municipais. A maior parte dos veículos da antiga frota irão à leilão e apenas três ou quatro ônibus ficarão de reserva.

Combate à evasão escolar – “Todos sabem que a nossa política prioritária é a educação. Nós entendemos que investir nas nossas crianças é garantir o futuro da cidade”, assegura o prefeito Marcelo Oliveira. “Os ônibus escolares são equipamentos que melhoram a qualidade da educação, pois, além de fazerem o transporte de alunos, muitas vezes de lugares distantes, ajudam a enfrentar o problema da evasão escolar”, diz.

O prefeito explica que em muitas localidades do Brasil crianças abandonam os estudos porque não podem se deslocar. “Mas aqui em Mata de São João garantimos acesso à escola em transportes dignos a todos os alunos, das nossas escolas municipais e da rede estadual,”.

Cuidados – Ao receberem os novos transportes, os motoristas comemoraram e se comprometeram zelar pelos equipamentos. “É gratificante trabalhar com condições boas, decentes. Esperamos que os alunos também tenham o máximo de cuidado, porque tudo isso é deles”, destaca o coordenador de transporte Alexandro serra.

Mata de São João é um dos municípios que mais investem e têm resultados na educação em todo o estado da Bahia. Melhor avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de toda a Região Metropolitana de Salvador,  Mata tem hoje cerca de 90% das suas crianças em turno integral, com meta para chegar a 100% já no próximo ano.

O município tem também todas as escolas da Rede Municipal com estruturas novas, padronizadas e muito bem equipadas, além de atividades esportivas e culturais. O Conservatório de Música e Dança atende cerca de 4 mil alunos, que aprendem a tocar diversos instrumentos, a cantar e a dançar. Muitos deles participam de bandas, orquestras e grupos, que se apresentam em diversos lugares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here