Mata de São João é uma das cidades que se preparou para atender a população que quer se vacinar contra a febre amarela. Doses fracionadas da vacina são utilizadas para atender aos moradores locais. Muitas pessoas questionam se essa dose é eficaz. Isso, entretanto, não é motivo de preocupação. A segunda dose tem que tomar oito anos após a primeira, segundo o Ministério da Saúde. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mata de São João, Maria Fátima Grande, alerta que a dose só age no organismo das pessoas aproximadamente dez dias depois de a vacina ser aplicada.

“O importante é que essa dose vai dar uma boa cobertura para a pessoa. E essa cobertura ela só atende de dez a 12 dias após tomar a dose. Então é importante que todos se vacinem.”

O fracionamento das doses da vacina tem a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz, responsável por fabricar e distribuir doses fracionadas no país, realizou um estudo com 315 pessoas e concluiu que, após oito anos desde que foram vacinadas com dose fracionada, elas ainda tinham anticorpos contra febre amarela no organismo. Ou seja, ficou comprovada cientificamente a eficácia do método. O coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde da Bahia, Ramon Saavedra, garante a proteção de quem for imunizado com a dose fracionada da vacina.

“É importante especificar também que estudos científicos aprovados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde, em consonância com o Ministério da Saúde, já mostram que a eficácia dessa dose, a conferência da proteção é similar a de uma dose padrão. Às vezes a população fala que é a dose mais fraca. Não. A dose foi apenas fracionada, ela não foi diluída. Em vez de dar zero vírgula cinco mL, que é a dose padrão, vai passar a ser dado zero vírgula um mL a essas pessoas. A eficácia de proteção é a mesma.”

Vale lembrar que é preciso levar documento oficial com foto e o cartão de vacina para receber a dose contra a Febre Amarela. A unidade de saúde de Vila de Camaçari e o hospital municipal Eurico de Freitas, no Centro, estão entre os locais de vacinação na cidade. Para mais informações, acesse saude.gov.br/febreamarela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here