A Prefeitura de Mata de São João divulgou no Diário Oficial da última sexta-fira (17) o protocolo de retomada de atividades econômicas. O documento norteará setores empresariais, trabalhadores, prestadores de serviços, órgãos públicos, turistas e a população em geral sobre um conjunto de regras de segurança sanitária, que devem ser seguidas quando houver a retomada gradual de atividades, sobretudo ligadas ao turismo.

O plano orienta todo o funcionamento de setores como hotelaria, transporte, academias, bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros, dentro de padrões previamente estabelecidos de prevenção ao novo coronavírus. Segundo o documento, a abertura dos negócios deverá ser gradual, em grupos, para que se possa avaliar o impacto na saúde da população.

As fases irão avançando desde que se mantenham estáveis os números de novos casos. Havendo aumento, retoma-se a fase anterior, até que a curva se estabilize, ou retoma-se o Decreto de restrições.

O protocolo, publicado através do Decreto número 969/2020, foi construído pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), para que os setores econômicos possam funcionar sem oferecer riscos de propagação do novo coronavírus em Mata de São João. O decreto tem base em documentos similares, publicados pelo Ministério do Turismo e por associações, federações e outras entidades representativas de setores da economia.

“Diante do inédito desafio e da constatação de que o segmento já sofreu consequências drásticas, pensamos em estratégias para que as atividades turísticas possam voltar ao normal com a máxima segurança e que nosso município continue com os baixos índices de contaminação”, explica o prefeito Marcelo Oliveira. “Temos a convicção de que neste momento o mais importante é a proteção da saúde e da vida das pessoas”, destaca.

Oliveira pondera que o retorno à normalidade econômica depende de fatores alheios à vontade da Prefeitura de Mata de São João. “Depende das determinações e orientações dos órgãos públicos de saúde e segurança, com base no comportamento das curvas de contaminação da doença na Bahia, no Brasil e no mundo”, diz.

Importante destino – Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Mata de São João abriga, nos seus 28 quilômetros de praia, quatro grandes resorts e uma infinidade de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, entre outros equipamentos, que sustentam mais de 10 mil empregos diretos. Assim como em todo o mundo, a atividade turística de Mata de São João praticamente estagnou com a nova realidade trazida pela pandemia da covid19.

Clique aqui e tenha acesso ao protocolo de retomada das atividades econômicas na íntegra:

https://drive.google.com/file/d/1NrAIq7ps94FW8WaHM9h1k3maqxBQq2Vx/view

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here