Entre os dias 8 e 10 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Mata de São João marca presença na 10ª edição da Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que acontece em Salvador. No evento, reúnem-se usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores e funcionários da área da saúde dos municípios baianos.

Com a participação de 417 cidades da Bahia, a conferência propõe a discussão de propostas e a ampliação do sistema de saúde em todo o Estado. No primeiro dia de evento, segunda-feira (8), o encontro debateu o tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’, que teve coordenação do professor da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Paim.

O servidor da Secretaria de Saúde de Mata de São João, João Sales Ramos, foi à conferência representar os usuários do SUS; Crispina Xavier representou os trabalhadores do município e os agentes comunitários de saúde; e Fátima Grande foi ao encontro representar o Conselho Municipal de Saúde.

A abertura do evento contou com a participação do conceituado médico Drauzio Varella, que foi convidado para falar sobre a saúde pública. Drauzio apontou que “é muito importante trazer as pessoas pra perto e definir quais são as diretrizes”. Ainda de acordo com o médico, “quem vai aplicar as políticas de saúde não é o secretário, mas os profissionais que estão na ponta”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here