A Rede Municipal de Ensino de Mata de São João tem o desafio de adaptar seu currículo às exigências da Base Nacional Comum. Para tanto, foram lideradas discussões durante o ano de 2019, que envolveram vários atores da educação Municipal, com intuito de criar um currículo que abrangesse tanto às exigências da BNCC, quanto o contexto e necessidades locais. Isto é, procurou-se encontrar as melhores formas de apresentar os conteúdos previstos pela BNCC e acrescentar conteúdos que se julgaram necessários às demandas dos estudantes do Município.

A primeira etapa foi a elaboração das Diretrizes Curriculares que buscou determinar quais conteúdos devem ser trabalhados, quais as estratégias metodológicas mais adequadas para o desenvolvimento do que é proposto pela BNCC de acordo com os princípios da Rede Municipal de Ensino e suas escolas.

A próxima etapa é submeter ao debate público e democrático, as habilidades e conteúdos dos componentes curriculares que devem construir o Plabo Anual de Ensino. As contribuições poderão ser realizadas a partir desta quinta-feira (02), até o dia 09 de julho. Poderão participar gestores, conselheiros, técnicos de educação, coordenadores pedagógicos, professores e sociedade civil, enviando suas sugestões, críticas e propostas.

O secretário da pasta, Alex Carvalho, salienta que a participação efetiva da comunidade é muito importante para o desenvolvimento das ações, em busca do alcance das metas estabelecidas. “Todos têm a oportunidade de participar da construção desse documento, que é fundamental para a educação do nosso município”

BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Acesse o link abaixo e contribua!https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDzYy8nW87MivA8c6UIw5EBXaQpQRJk_YHwrZ5jd2tTk4hQw/viewform

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here