o mês passado, foi anunciado pelo Facebook que uma nova ferramenta está sendo liberada. Ela notificará a pessoa quando uma foto dela for postada por algum usuário. Mesmo que não seja marcada, ela será avisada de que uma foto sua está sendo divulgada por outra pessoa. Isso será possível através de reconhecimento facial. Será possível, também, saber quando sua foto estiver sendo usada como foto de perfil em outra conta.

O diretor de machine learning do Facebook,Joaquin Quiñonero, disse:”Estamos fazendo isso para prevenir que pessoas se passem por outras no Facebook”.

O reconhecimento facial já é usado pela rede social para sugerir marcação de amigos em fotos postadas. Isso inclusive já foi discutido por se questionar a privacidade do usuário. Mas foi deixado bem claro que esse tipo de ferramenta visa justamente impedir que fotos sejam postadas sem permissão. Impede também que seja criados falsos perfis que denigram a imagem do real usuário.

Quiñonero fez a seguinte declaração por escrito: “Nós sempre respeitamos as configurações de privacidade que as pessoas escolhem ao postar uma foto no Facebook (quer seja mostrar para todos os amigos, deixar a foto pública ou para uma audiência personalizada). Portanto, você não receberá uma notificação se não se enquadrar nessa audiência”.

Mas as configurações permitem que a pessoa desabilite a função de reconhecimento facial e também de receber as notificações. É possível também que seja solicitado para que o dono da foto não seja avisado quando ela for postada, portanto a ferramenta não é 100% “eficaz”.

Para tanto, é necessário acessar as configurações de sua conta e modificar o padrão. A ferramenta estará disponível no Canadá e na União Européia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here