Uma ação intitulada “DICOMFORÇA”, voltada para doação de sangue, será lançada nesta sexta-feira (19) pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), com a intenção de beneficiar todos os pacientes que necessitam de transfusão durante a pandemia do Covid-19. 
A atenção à campanha surge exatamente no período conhecido por Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue. Este ano, o incentivo ganha ainda mais força  devido à crise do Covid-19, instalada na sociedade desde o primeiro trimestre do ano. Com o isolamento social e a quarentena declarados pelos estados e municípios, o estoque dos hemocentros teve queda drástica em todo o país. 

O secretário da Semtel, Sidelvan Nóbrega, abraçou a campanha e estará na Hemoba da Vasco da Gama, na manhã desta sexta-feira (19), para doação de sangue. A secretaria convoca ainda toda a sociedade para fazer parte da iniciativa, com o onjetivo de aumentar o estoque da Hemoba e poder ajudar a quem precisa. Todo o processo de coleta de sangue dura, em média, 15 minutos. O órgão segue todas as medidas de higiene e distanciamento social necessárias para a segurança do doador. 
Para doar, basta estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar descansado, bem alimentado, e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, também é recomendado que o doador não fume por pelo menos duas horas antes da doação. Na ocasião, o indivíduo deverá apresentar documento original com foto. Quanto aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado do responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here