No turno da manhã, Rebeca Bastos trabalhava na redação de um site de notícias da capital. À tarde, por volta das 15h, ela já assumia outra função: fazia assessoria de imprensa e gestão de redes sociais como freelancer. Assim como ela, milhares de trabalhadores buscam conciliar um trabalho regular com um freelancer. E mais, uma pesquisa do site trampos.co aponta que quase metade desses profissionais, cerca de 42%, só assume uma segunda atividade nas horas vagas do trabalho fixo.

Para Técia Caetano, master coach da SBCoaching, o primeiro passo para conciliar o fixo e o temporário é ter foco. Isso significa que no ambiente de trabalho as demandas do freela não devem aparecer, e vice-versa. “Sei o que tenho que entregar e quais os meus objetivos em cada trabalho, então preciso estar 100% lá”, explica. Apesar de parecer fácil, Técia diz que algumas pessoas têm dificuldade em colocar isso em prática por falta de clareza nos propósitos que quer atingir — desde fazer uma reserva financeira até ganhar experiência.

Outro fator que auxilia a equilibrar as duas atividades é assumir o freela com a mesma responsabilidade de um trabalho fixo. Isso inclui desde definir um horário para a atividade até a escolha da roupa que vai usar para fazer as tarefas, mesmo que o ambiente seja a própria casa. Gustavo Mota, diretor-executivo da We Do Logos, site que faz intermédio entre designers e microempresários, diz que “o freela não pode ser encarado como um trabalho qualquer, amador”. Portanto, a palavra-chave é planejamento.

Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e produtividade, acredita que para organizar bem os ciclos de cada trabalho é necessário registrar as tarefas. “Algumas pessoas preferem agendas de papel; outras, aplicativos e softwares. A plataforma é o que menos importa, desde que haja atenção para não esquecer de registrar nenhuma atividade”, explica. De acordo com o especialista, dessa maneira será mais fácil visualizar e mensurar o volume de afazeres e prazos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here