Quando se trata de cuidado com a pele, são muitas as suposições que cercam o imaginário popular. Da ideia que comer chocolate dá espinhas à de que compressas de pepino evitam o envelhecimento. É para confirmá-las ou negá-las de uma vez por todas, que a Dra. Juliana Chieppe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece a veracidade desses pensamentos.

 

O primeiro tema abordado é justamente um dos mais populares: chocolate x espinhas. Dra. Juliana explica que o chocolate em si não causa espinhas, mas sim o alto índice de açúcar no mesmo. Chocolates com pouco teor de açúcar, principalmente o amargo, contém antioxidantes que são benéficos para o organismo, previnem doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce.

 

Ainda no campo alimentício, uma crença comum é a de que o leite de vaca piora a acne. Diferente da falácia do chocolate, o leite de vaca realmente é prejudicial nesse aspecto. Entretanto, muitos acham que o efeito é decorrente da lactose, quando na verdade, vem do excesso do hormônio que o leite tem. Esses hormônios são convertidos pelas nossas enzimas, afetam a produção de sebo, pioram a oleosidade e a acne.

 

Outra teoria popular, é que o uso de compressas de pepino nos olhos reduz inchaços e olheiras, e que contribui para o rejuvenescimento da face. Segundo Dra. Juliana, o pepino pode realmente estimular a pele e reduzir o inchaço, já que contém propriedades hidratantes. Todavia, a especialista considera um exagero a ideia de que ele retarda o envelhecimento, já que, no máximo, ele favorece a circulação.

 

Por fim, uma das crenças mais aceitas é de que a água termal ajuda a hidratar a pele. A hipótese não está completamente errada, pois segundo a dermatologista, a água termal pode ser uma aliada na hidratação. Todavia, seus maiores benefícios são suas propriedades anti-inflamatórias; melhorando inflamações e irritações em peles sensibilizadas pelos procedimentos dermatológicos ou doenças, tais como: dermatite atópica, rosácea, psoríase e eczemas.

 

Consultas, informações e agendamentos podem ser feitos através dos telefones 71 3036-1243 ou 71 99625-5309. Saiba mais sobre os trabalhos desenvolvidos por Dra. Juliana Chieppe e Dr. Ricardo Sá em www.saechieppedermatologia.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here