O ativista social especializado em favelas e periferias Celso Athayde, fundador da Favela Holding, ministra uma palestra, nesta quinta-feira (26), na 2ª edição do Seminário Salvador Cidade Inovadora, com entrada gratuita. Ele vai abordar o tema “Empreendedorismo de Impacto Social”.  O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Sebrae, e acontece das 8h30 às 20h, no Hub Salvador, no Terminal Marítimo do Comércio. A programação do evento é extensa, com foco na inovação e no empreendedorismo.
No primeiro painel do dia, sobre empreendedorismo social, serão abordadas experiências exitosas. Vitorioso na implantação do Favela Holding, no Rio Janeiro, Celso Athayde contará um pouco sobre sua história de vida e trajetória profissional. “Será uma grande troca de experiências. Usarei meu tempo para falar de tudo que construímos no decorrer desses anos”, garante.
À frente de um grupo com 21 empresas, Celso Athayde, um dos empreendedores do ano eleitas pela revista Isto É em 2017 e fundador da organização Central Única das Favelas (CUFA), desenvolve a economia das regiões mais carentes por meio de empreendedorismo, promovendo uma revolução social que gera capital. O foco do projeto é a formação de empreendedores.
Durante o seminário, Athayde vai abordar o sucesso do Favela Holding. “A Favela Holding conta hoje com várias empresas, atuando nos mais diversos segmentos, como entretenimento, esporte, cultura, entre outros. A nossa atuação me proporcionou o título da Isto É. Além da FHolding, temos as Favela Vai Voando, que é uma holding voltada para o turismo social, que conta com mais de 200 empresas”, conta.
Empreendedorismo – Além da rede de agências, a Favela Holding reúne uma operadora de cartões de crédito e débito, uma agência de publicidade, uma produtora musical, um instituto de pesquisa e uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). Tem ainda a Favela Shopping, que desenvolve complexos comerciais e revitaliza lojas nas regiões de atuação da holding. Mas o maior empreendimento é a Favela Distribuições, empresa responsável por distribuir, nas maiores favelas do país, produtos de gigantes empresariais, como P&G, Natura e TIM.
 
Biografia – Athayde nasceu na Baixada Fluminense, onde viveu até os sete anos. Aos 16, já havia morado em três favelas, em abrigos públicos e na rua. Foi criado na Favela do Sapo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele é autor três livros e coautor de outros dois. Seu quarto livro é “O Manual dos Basqueteiros”, a primeira publicação de basquete de rua que se tem notícia.
Sob a sua criação também está a Liga Internacional de Basquete de Rua, evento internacional que acontece em 12 países e nos 27 estados da federação; o CineCufa, um festival de cinema internacional de produções audiovisuais realizadas por moradores de favelas; o Bradan, festival brasileiro de break; e o Rap Popular Brasileiro (RPB), evento nacional de música que tem como objetivo criar um diálogo entre o rap e as músicas regionais.
Celso também tem uma atuação artística relevante. Dirigiu e produziu o documentário “Falcão Meninos do Tráfico”, co-dirigido por MV Bill, um filme que se tornou referência e mudou o olhar da sociedade sobre o tema educação e segurança pública. Além desses, também atuou na direção de outros filmes como “Três da Madruga”, “Di Menor” e “Soldado do Morro”. Celso Athayde cuida ainda da agenda de nomes do hip hop brasileiro, como Nega Gizza e MV Bill.
SECOM – Secretaria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here