Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Câmara realizou, nesta terça-feira (20), uma Sessão Especial, cujo tema foi “A Mulher e Suas 1001 Atividades”. A Sessão foi proposta pela vereadora Fafá de Senhorinho (DEM).

“Queremos homenagear essa mulher guerreira que se desdobra nas atividades diárias, com filhos, esposo, acumula serviços cansativos e ainda trabalha fora”, iniciou a proponente da Sessão. A vereadora ainda deixou um recado para os homens. “Maridos, valorizem as suas esposas, cuidem delas, ajude-as nos serviços domésticos”, completou.

A delegada titular da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, Dra. Thaís Siqueira, fez uma breve participação no evento. “Já ocupamos espaços que antes só eram ocupados pelos homens. Isso não significa que queremos tomar o lugar deles, e sim tomar posse dos nossos direitos. Que continuemos lutando contra toda desigualdade”, proferiu a delegada.

Dando prosseguimento à Sessão, foi a vez da psicóloga clínica, especialista em Gestalt-Terapia, e em Saúde Mental, além de mestranda em “Família na Sociedade Contemporânea” pela Universidade Católica de Salvador, Vera Lúcia Santos, realizar a sua palestra, cujo tema foi “A Saúde Emocional da Mulher de 1001 Atividades”.

Na ocasião, a oradora falou sobre as doenças ocorridas pelo acúmulo de trabalhos sobre as mulheres. “A ansiedade e depressão andam juntas, são as consequências do efeito Mulher Maravilha”, iniciou. “Quando ela não consegue realizar alguma atividade, se sente angustiada, mal com a situação. Este é um estado sutil da ansiedade. A mulher sente a necessidade de cumprir tudo o que lhe foi designado, quando não consegue, recai sobre ela a sensação de fracasso, de que nada deu certo, daí vem a depressão”, completou.

A palestrante explanou também sobre as pressões impostas às mulheres pela sociedade. Segundo ela, são muitas cobranças, desde a sua infância, passando pela sua adolescência, vida educacional, profissional, familiar, sentimental. “Não precisamos sofrer e chorar sozinhas, precisamos pedir ajuda”, finalizou.

Acesse o link (https://www.facebook.com/tvcamaracamacari/videos/1737434036313027/) e confira também a participação dos vereadores.

A Sessão Especial da Mulher abriu as comemorações do aniversário dos 70 anos da Câmara Municipal de Camaçari. Uma Sessão Solene, a ser realizada nesta quinta-feira (22), irá homenagear os servidores da Casa. O evento está previsto para começar às 9h.

 

Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here